top of page

Adivinhem em quem vou votar

 

Os debates entre os cinco principais candidatos à Presidência da República foram, para mim, suficientemente esclarecedores e, se nada entretanto acontecer, já decidi em quem vou votar.


Esclareço que nunca fui, não sou, nem espero vir a ser filiado em qualquer partido, e que não sou nem da esquerda prometida, nem do centro acomodado, nem da direita arrependida, sendo a ordem dos qualificativos arbitrária e ao gosto e prazer de cada um. Isto é, a esquerda também pode ser acomodada e/ou arrependida, o centro pode ser prometido e/ou arrependido e, por fim, a direita, igualmente, prometida e/ou acomodada pode ser.


Como não devo favores a nenhum dos candidatos, nem favores, creio, que algum deles espere de mim, considero-me inteiramente livre para votar em quem muito bem me apetecer e, até, se muito bem me der na gana, em nenhum vir a votar, o que seria muito grave e muito me preocuparia.


Não vou, como bem se compreende, anunciar o meu eleito, (trata-se de o adivinharem), mas aqui deixo alguns dos critérios que usei para avaliação dos méritos de cada um.


O candidato, antes de tudo, deve ser bem-educado, o que implica: ser tolerante; não ofender os outros; não se julgar o dono do saber e da verdade; saber ouvir; reconhecer os seus erros com frontalidade e admitir que os outros também podem errar; não se julgar um ser superior; não prometer o que sabe não poder cumprir; etc., etc.


Já adivinharam em quem vou votar?

Olhem que eu posso estar a fazer o meu jogo e não ser bem nesse em que estão a pensar!

 

 

***

    Eleições presidenciais de 22 de Janeiro de 2006

 

Eram seis os candidatos (Mário Soares, Manuel Alegre, Francisco Louçã, Aníbal Cavaco Silva, Jerónimo de Sousa e Garcia Pereira. Este último não participou nos debates televisivos por ter chegado atrasado e depois de eu ter escrito este esclarecimento).

Nos tais debates, quase todos eles mostraram, em maior ou menor grau, uma lamentável falta de educação , evidenciada pela falta de respeito pelos seus adversários.

 

Vou votar no que mais educado me parreceu ser.

 

bottom of page