top of page

Einstein e outros ignorantes

 

Quem não pensa que Einstein, sabendo-o um mau estudante e um malcriadão sempre despenteado que deitava insolentemente a língua toda de fora, não era mais que um lunático que se botou a adivinhar, sem quaisquer habilitações e muito menos com um curso superior?

 

Quem não crê que a senhora Thatcher era, e é, uma dona de casa falhada e uma péssima cozinheira que mudou de vida e se dedicou à política só porque o marido já não a suportava mais com aquele fastidioso “cozido à inglesa” dos domingos e o mil vezes requentado chá de todas as horas feito na velha chaleira enegrecida?

 

Alguém pensa que ela acabou os cinco anos do curso comercial que se propunha tirar, com muito sacrifício do seu dedicado pai?

 

Quem não está convencido de que Bill Clinton, de dia, fugia à escola para andar às garotas e, à noite, desaparecia de casa para ir engatar outras com a ajuda dos sons maviosos que sacava do seu recurvado e bem polido saxofone?

 

Alguém o imagina a abrir um livro que não fosse porco e pornográfico, lido regaladamente com a cabeça enfiada debaixo dos lençóis? Alguém o vê a ter pachorra e tempo para estudar fosse o que fosse e a tirar um curso qualquer com tanta mulher debaixo de olho?

 

Quem pode imaginar Helmut Kohl sentado à mesa a ler um livro de estudo e não o vê sim, com um enorme guardanapo à volta do pescoço a comer como um alarve pratadas de salsichas de Frankfurt com batatas e feijões de sete anos salteados em margarina numa frigideira antiaderente? Quem não o vê a sorver fundas pratadas de sopa de rabo de boi a fazer um terrível ruído suínico, acabando a refeição a molhar sopas de pão no fundo do prato, engolidas, a escorrer, duma só vez mas sem nunca se entalar?

 

Quem sonha que Chirac tirou um curso? Alguém o vê, de capa e batina, a entrar na Sorbonne a estudar pelos corredores e não o vê antes, faltando às aulas, no recreio a jogar à bola à canelada e ao empurrão, com a violência que a sua estatura e máscara deixam adivinhar?

 

E Ronald Reagan não se limitou a andar aos tiros de pólvora seca e a fazer filmes medíocres de coboiadas, antes de se meter na política só com um curso foleiro de teatro tirado perto do rancho de que é proprietário, no meio de búfalos, vacas e bisontes?

 

Jimmy Carter, por seu turno, que raio de curso tirou se passou a vida no meio das suas enormes plantações de amendoim a tirar as ervas, a sachar a terra e a regá-los, um a um, pelo pé?

 

Que curso tirou Winston Churchill que queimava, em pouco tempo, tornando ilegíveis, sebentas e livros com tanto buraco feito com a ponta incandescente dos enormes charutos que permanentemente fumegavam da sua boca?

 

E Miterrand que curso tinha? Não o imaginam só a jogar a “pétanque” e a viver de explicações de francês que deu a tanta gente como, por exemplo, “a son ami Mariô”, um dos seus melhores alunos de “toujours”?

 

G. W. Bush quanto tempo levou ele a fazer física e matemática no liceu e com que média final ficou? Não foi o pai, que também é G. mas não é W., que meteu cunhas e mais cunhas para que o filho acabasse o décimo segundo, para depois lhe comprar um curso superior à venda numa qualquer universidade do Texas ou da Carolina do Sul? E ele, que é só G., quanto tirou a mineralogia e a botânica? Chegou mesmo a acabar o liceu ou, também a ele, o pai comprou um curso no Arkansas ou no Arizona?

 

Eu não entendo, e julgo que em Portugal jamais alguém irá conseguir entender, como é que com esta gente, praticamente iletrada, sem as mais elementares bases do conhecimento, se consegue comandar povos, desenvolver a ciência, as artes e as letras e ainda ter dinheiro para, à tripa forra, comer, beber, esbanjar e, mais, fazer festarolas de arromba com canhões, tanques, bombardeiros, submarinos e todo o arsenal de tralha bélica do último grito que possamos imaginar.

 

Cheira-me que anda por lá muita corrupção e roubalheira. Só assim!

 

 

 

 

 

***

Aos nossos  ilustres "doutores"

 

bottom of page