top of page

Os olhos e os cotovelos

 

É conhecida a recomendação: “ Os olhos (ou os ouvidos) só devem ser coçados com os cotovelos”. Do próprio, entende-se.

 

Mas não é que, de há uns tempos para cá, por força dos ventos, certas gentes se acotovelam na ânsia de tentar meter os seus dedinhos pelos olhos dentro cá da gente?! Vou esquecer os habituais contorcionistas da política. Esquerdo-direito; esquerdo-direito; um-dois, e não é preciso muito para acertar o passo, mudar o tipo de chapéu, pôr ou tirar a gravata, subir ou baixar as mangas da camisa, conforme a latitude e a longitude do local.

 

Mas agora que pessoas intelectuais de esquerda, (passe o pleonasmo, pois intelectuais, intelectuais só os há na esquerda) profissionais da política, de inteligência acima da média (falo sério), ao fim de anos e anos de dócil e embevecida filiação partidária, de longos estágios passados nos paraísos que apregoavam, me venham dizer que, afinal, agora reparam, o sistema não funcionou, houve desvios, crimes, corrupção, distorção dos princípios, que o seu (ex) partido está anquilosado, etc., etc.

 

Ah! Isso não. Cocem lá os vossos olhinhos, mas deixem-me ver e coçar-me como e quando me apetecer, usando ou não os meus cotovelos.

 

Eu que vivo afastado desses monstros do intelecto, lendo o meu jornalzinho, auscultando aqui e ali o que se passa à minha volta, nem sempre com muita atenção, reparo afinal que sou de uma argúcia espectacular.

 

Vejam só a minha esperteza ao antecipar-me e saber que existia um muro em Berlim, uma nada meiga KGB, Hospitais Psiquiátricos de cuidados intensivos, parvalhões a fugirem de lá para cá sujeitos a apanhar um tiro, etc., etc.

 

E isto não viram os olhos vivos da Senhora D. Zita Seabra, não deixaram enxergar a miopia do Senhor doutor Vital Moreira (por exemplo).

Distraídos andavam!

 

Ao menos o Senhor Dr. Álvaro Cunhal mantém os seus ídolos, adora o Rá de lá, aí passa umas feriazinhas e, qualquer dia, arruma as botas sem ter acabado de reflectir no problema, que é importante certamente, mas não tem nada a ver com o nosso Povo trabalhador e, muito menos com as eleições para a Câmara de Alcains de Baixo, onde uma grande vitória das forças democráticas irá mais uma vez, continuar Abril.

 

Bolas, também estou apanhado!

 

 

 

*** Vital Moreira e Zita Seabra abandonam o "seu" partido de sempre.

Ele muito se amaciou; ela toda se rodou.

É a vida!

 

bottom of page