top of page

Portugal na conquista do espaço

 

Assisti no passado Domingo, pela tarde fora e em todas as nossas televisões, ao mais emocionante evento que até hoje me foi dado ver. Não perdi pitada, embora tivesse perdido uma boa parte da minha habitual sesta, que penso já hoje poder recuperar.

 

Um grupo de destemidos astronautas partia para uma audaciosa viajem nunca até aqui sonhada por toda esta humanidade que vive no nosso tão querido planeta Terra.

 

O sempre orgulhoso povo português, a agitar freneticamente as suas bandeiras nacionais e a soltar gritos do mais fervoroso patriotismo, saiu em peso às ruas de Lisboa para vê-los passar no autocarro de vidros foscos que os havia de levar à rampa de lançamento.

 

Todos os meios foram mobilizados para seguir este seu percurso terreno o que nos permitiu ver de todos os ângulos, especialmente dos obtusos, o início de tão grandiosa odisseia.

Vamos a Nix!

 

Nix, com toda a gente sabe, é uma pequena lua do ex planeta Plutão, há pouco indecentemente despromovido a planeta anão. Não se faz!

 

Alguns cientistas americanos, invejosos e despeitados, dizem que o dinheiro nos subiu à cabeça e que estamos a esbanjá-lo em missões ridículas onde não existe a mínima possibilidade de encontrar petróleo, nem espaço condigno para construirmos um único estádio de futebol.

 

É tudo uma grandessíssima conversa fiada para distraírem o pobre povo americano, porque a sonda que já enviaram só lá chega em 2015, uns bons sete anos depois de nós. 

 

Ainda queria ver a cara deles!  

 

 

 

***

Foi no inesquecível dia 1 de Junho de 2008 que a equipa portuguesa de futebol partiu para a Suíça para disputar o Europeu 2008.

 

As nossas três patrióticas televisões (RTP, SIC, TVI) cobriram, em directo e durante horas a fio, o tão extraordinário acontecimento.

 

Sobrevivi!

 

 

 

 

bottom of page